A pedido da Aciacan, Prefeitura de Cantagalo irá criar Serviço de Inspeção Municipal

Por: 19 de junho de 2019

A diretoria da ACIACAN vem realizando diferentes reuniões para discutir as possibilidades para alavancar o turismo e agricultura do município. Ao longo desses encontros, muitas conversas com empresários, representantes do turismo e setor rural, proprietários rurais e o poder executivo tem propiciado à nova diretoria se aproximar cada vez mais de um planejamento o mais assertivo possível, baseado nas demandas e necessidades mais urgentes de tais setores.

Essa semana, com o intuito de estreitar ainda mais o relacionamento com o poder público, apresentar as demandas e também ouvir as sugestões e necessidades do executivo, a ACIACAN se reuniu com os Secretários Municipais Jorge Braz Cardoso Ferreira (Secretário de Fazenda), Marcio Longo (Secretário de Administração), Eduardo Medeiros (Secretário de Governo), Ronaldo Espindola (Secretário de Agricultura).

Muito se falou no setor agrícola e nas dificuldades que os produtores vem enfrentando, quando destacou-se a questão do S.I.M. (Serviço de Inspeção Municipal), onde os produtores que tem seus produtos beneficiados não conseguem vendê-los no município sem este selo de inspeção pois não existe um veterinário responsável para inspecionar e aprovar a inspeção sanitária neste setor, impedindo que o produtor legalize sua produção e possa comercializá-la livremente dentro da cidade.

Após essa reunião, a entidade foi comunicada que o prefeito Guga de Paula imediatamente já providenciou a criação do cargo de veterinário para atender ao S.I.M. e está enviando o processo para a Câmara Municipal nos próximos dias para sua aprovação, o que trouxe grande contentamento para os diretores da entidade.

O Secretário de Fazenda Jorge Braz, expôs o trabalho que vem fazendo a frente da secretaria no esforço de fazer com que os empresários daqui participem das licitações da Prefeitura. O projeto Cantagalo Compra de Cantagalo foi criado com o intuito de desburocratizar e favorecer os empresários da cidade. Já foram realizadas muitas reuniões de conscientização aos empresários, mas ainda assim não conseguem comprar dentro do município, principalmente gêneros alimentícios para merenda escolar aonde o município investe cerca de 4 milhões ao ano em sua maioria fora da cidade. A intenção é de que esse dinheiro fique na cidade. A Aciacan se comprometeu em auxiliar nesse processo junto aos empresários.

Na agenda da diretoria está ainda a realização de uma reunião com o SEBRAE visando a realização de novos cursos de capacitação para os empresários, e novos projetos.

Também será agendada uma reunião com o Presidente da Câmara Municipal de Cantagalo para conversar sobre algumas sugestões de projetos que venham trazer desenvolvimento para a cidade.

Após conseguir reunir o maior número de elementos e de posse de seu planejamento, a diretoria da ACIACAN pretende se reunir com o Prefeito Guga de Paula para alinhar as ações e a parceria que sempre foi positiva.