“Acho que podemos viver um novo ciclo econômico: café, cana de açúcar, e agora a piscicultura”

Por: 14 de abril de 2021

ACIACAN realizou várias visitas técnicas e reuniões com os representantes da empresa Rio Fish
ACIACAN realizou várias visitas técnicas e reuniões com os representantes da empresa Rio Fish

Acho que podemos viver um novo ciclo econômico: café, cana de açúcar, e agora a piscicultura.” – A afirmação é do proprietário rural Rogério Daflon, diretor da Associação Comercial, industrial e Agropecuária de Cantagalo.

Ao tomar conhecimento de um novo sistema de criação de tilápias, parte da diretoria da Associação Comercial Industrial e Agropecuária de Cantagalo (ACIACAN), realizou várias visitas técnicas e reuniões com os representantes da empresa Rio Fish para se inteirar sobre o projeto. Após todas essas ações, a ACIACAN e a empresa Rio Fish formalizaram um acordo, com a finalidade de alavancar o agronegócio, e consequentemente os setores comerciais e de serviços no município de Cantagalo, trazendo reflexos para toda a região.

A ACIACAN esclarece que como entidade, em nenhum momento se responsabiliza nem avaliza qualquer parte nos possíveis acordos celebrados entre a Rio Fish e associados. O papel da ACIACAN foi de trazer o projeto para Cantagalo, divulgar e negociar com a empresa um desconto para seus associados.

A finalidade do acordo é alavancar o agronegócio, trazendo reflexos para toda a região
A finalidade do acordo é alavancar o agronegócio, trazendo reflexos para toda a região

O acordo estabelece um desconto no valor atual de venda da empresa. Estão inclusos no preço de cada tanque: um aerador por sistema montado; assistência técnica em todo período de contrato (60 meses); garantia de compra e toda produção com preço de compra estabelecido; 10.000 alevinos e ração necessária por todo período, até a despesca que será programada, entre o proprietário e a Rio Fish.

A empresa Rio Fish instalará os tanques no período de 60 dias a partir da assinatura do contrato e recebimento dos 50% de entrada. É de responsabilidade do piscicultor que o terreno para instalação dos tanques esteja devidamente nivelado.

Entendendo que seja um projeto muito bem elaborado e baseado em pesquisas e estudos de mercado, foram promovidos dois encontros na propriedade de Cleonir Queiroz, no município vizinho de Macuco, com o objetivo de aproveitar a experiência e expertise de nossos associados no sentido de colaborar com críticas construtivas e avaliar esse novo modelo apresentado”, afirmou Rogério Daflon, diretor da Aciacan.

Diretoria da Aciacan acompanha o projeto de piscicultura implantado na Fazenda Roda D’Agua em Macuco

Aciacan apoia projeto de piscicultura para proprietários rurais em Cantagalo
Aciacan apoia projeto de piscicultura para proprietários rurais em Cantagalo

A ACIACAN tomou conhecimento de um projeto de piscicultura em andamento na Fazenda Roda D’Agua de propriedade de Cleonir Queiroz, na cidade de Macuco.

Desde então parte da diretoria da entidade realizou várias visitas ao local, sempre muito bem recebidos pelo proprietário e promoveu reuniões com a equipe da empresa Rio Fish responsável pelo projeto, no intuito de reunir o maior número de informações necessárias sobre a viabilidade do empreendimento, que vem de encontro aos anseios da entidade no sentido de fomentar o agronegócio. A ideia de ter Cantagalo como referência em piscicultura na região foi o fator que mais motivou a entidade a trazer o projeto para a cidade e negociar melhores condições para seus associados diretamente com a empresa.

A possibilidade de expansão do projeto já e estudada inclusive através de ações que vão além do previsto, como engorda dos peixes e cursos sobre piscicultura. Além disso, já existem duas áreas sendo estudadas para a ampliação do projeto.

O resultado positivo foi além do esperado devido ao grande interesse e procura dos produtores rurais por informações sobre o empreendimento, quando muitos já fecharam contratos com a empresa.

Fonte: https://jornaldaregiao.com/acho-que-podemos-viver-um-novo-ciclo-economico-cafe-cana-de-acucar-e-agora-a-piscicultura/?fbclid=IwAR33Ou6nbSt81mku2_3NWe7bTfVRqqvcDySsaEj8DIpgfHaIU4Q9-JdufwM